Atendimento a solicitações de certidões

Modificado em Seg, 17 Nov na (o) 4:15 PM

ÍNDICE


Introdução


O e-Notariado possibilita a emissão de certidões de atos notariais originalmente físicos e eletrônicos. A plataforma também permite que clientes dos serviços notariais, outros cartórios ou mesmo autoridades solicitem a emissão de certidões de escrituras e procurações, por meio dos módulos Busca CEP, CENPROC ou solicitação avulsa pelo Fluxo de Assinaturas.


Configuração de pagamentos

 

Veja o vídeo dessa configuração nesse link AQUI. 


O primeiro passo do tabelião é configurar o módulo de pagamentos das certidões. Para isso, acesse o Fluxo de Assinaturas e selecione a opção de menu 'Credenciamentos'. Em seguida, clique em 'Solicitação de certidão'.


Informe um e-mail e/ou número de celular para o envio de notificações do sistema quando um cliente solicitar uma certidão.


Defina como o preço será informado no sistema, conforme a tabela de emolumentos do seu estado:


Tipo de preçoExplicações
Preço FixoUtilizado quando houver um valor único para todos os tipos de certidão. Nesse caso, o sistema informará automaticamente o preço aos clientes ao criarem solicitações de certidão e, após o pagamento, o cartório poderá emitir a certidão.
Preço VariávelUtilizado quando o valor da certidão variar conforme o tipo de ato, número de páginas ou outros critérios. Nesse caso, sempre que uma solicitação for criada por um cliente, você deverá informar o valor correspondente para que o cliente realize o pagamento diretamente no e-Notariado.



Informe o valor da certidão, bem como sua validade correspondente, no quadro Tabela de Preços, caso selecione a opção de preço fixo.



Atendimento de solicitações de certidões


As solicitações realizadas pelos clientes dos serviços notariais diretamente na plataforma e-Notariado, devem ser atendidas na opção "Solicitações" do Fluxo de Assinaturas. Selecione 'Solicitação de certidão' no filtro por tipo de documento.


Ao clicar em uma determinada solicitação de certidão, será apresentado o seu detalhe. 


A solicitação de certidão poderá ter os seguintes status no seu ciclo de vida:

StatusExplicação
Aguardando pagamentoO valor da certidão já foi informado automaticamente pelo sistema (quando preço fixo) ou o cartório informou quando recebeu a solicitação (quando preço variável). Agora a solicitação está no estágio aguardando o pagamento do cliente para liberar ao cartório avançar com a emissão da certidão digital.E
Aguardando cartórioEsse status pode ser nas seguintes situações:
1. o cliente pagou o valor da certidão e agora o cartório precisa emitir a certidão
2. o cliente pagou o valor da certidão e respondeu uma mensagem do cartório
Aguardando clienteQuando o cartório envia uma mensagem para o cliente após ele ter pago o valor da certidão
Em andamentoO cartório já criou o fluxo para assinar a certidão, faltando apenas a assinatura digital.
ConcluídoO cartório concluiu a certidão digital, assinando com o certificado ICP-Brasil
RejeitadoO cartório rejeitou a solicitação do cliente.
Obs.: nesse status não é possível mais alterar a solicitação e caso o cliente precise da certidão, terá que criar uma nova solicitação.


No exemplo abaixo, o cliente já fez o pagamento da certidão, sendo que agora o cartório deverá anexar o PDF da certidão corresponde aos dados informados no quadro 'Dados do ato para emissão da certidão'. Em seguida, informar o signatário que assinará com o certificado ICP-Brasil.


Anexe o PDF da certidão, selecione se o ato protocolar é eletrônico ou físico, informe o signatário e outros dados solicitados.


Após preencher todos os dados necessários, clique em 'Criar Fluxo'.


Será criado o fluxo de assinaturas automaticamente. Basta assinar digitalmente para concluir a emissão da certidão.


Será apresentado o inteiro teor da certidão e você deverá selecionar o certificado digital ICP-Brasil para assinar digitalmente. Em seguida, clique em "Assinar".


Após a assinatura digital da certidão, o status do documento será alterado para "Concluído". Você poderá baixar o documento ou enviá-lo por e-mail ao solicitante.



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