ÍNDICE
Introdução
O CCN permite que o cartório gere uma chave de integração para realizar a conexão com seu sistema, automatizando o envio dos cadastros de pessoas ao CCN e facilitando o cumprimento das obrigações de manter o sistema atualizado, conforme previsto no Provimento CNJ nº 149/2023, Art. 166 § 1.º.
Além disso, o cartório poderá gerar a chave para consultar os cadastros do CCN diretamente em seu sistema.
Geração da chave de integração
Para gerar as chaves de integração do sistema de cartórios com o módulo CCN da plataforma e-notariado, o usuário do cartório, com perfil Administrador no módulo CCN, deve efetuar os seguintes procedimentos:
Se for o caso de importação manual do XML no CCN, veja como fazer AQUI.
Acesse o módulo CCN no menu CNB Online

Efetue o aceite do termo de adesão antes de gerar as chaves de integração, caso contrário, o sistema poderá apresentar uma mensagem de erro
Clique sobre o nome do usuário e selecione a opção "Admin".

O sistema já apresentará a tela para a criação das chaves de integração.

Ações Importar: utilizada para importar os cadastros de pessoas provenientes do sistema do cartório para o CCN Exportar: permitir consultar os CPFs diretamente do sistema do cartório
Chave de importação
A chave de importação deve ser utilizada para importar os cadastros de pessoas provenientes do sistema do cartório para o CCN.
Para gerar a chave de importação, selecione "Importar" e clique em "Criar Chave".

Copie a Chave de Acesso e o Id do Cartório e insira-os em seu sistema de cartório para ativar a integração. Em seguida, clique em "OK" para prosseguir.
Atente-se: após este passo, não será mais possível copiar esses dados.

Chave de Acesso = x-Api-Key Id do Cartório = x-Subscription
Você será direcionado à lista de aplicações criadas. Clique sobre o logotipo do CCN para voltar à tela inicial do sistema.

Após a configuração do sistema do cartório, com a inclusão da chave de acesso obtida no CCN, comece a enviar os cadastros de pessoa qualificadas no sistema do cartório ao CCN.
Acesse a documentação técnica neste link AQUI.
Chave de exportação
A chave de exportação deve ser utilizada para consultar os cadastros de pessoas do CCN diretamente no sistema do cartório, sendo que para isto exige-se que a requisição seja autenticada por meio da autenticação de chave pública da ICP-Brasil.
Para gerar a chave de exportação, selecione "Exportar" e informe os IPs de onde o sistema do cartório executará as consultas. Se for necessário acrescentar outros IPs, clique em "+ Adicionar". Após preencher todos os IPs, clique em "Salvar".

Após informar os IPs do sistema do cartório, é necessário autorizar uma chave pública.
Clique em "Chaves públicas" e depois em "+ Adicionar".

Adicione a chave pública do certificado digital ICP-Brasil do usuário do cartório que realizará a consulta dos dados do CCN pela API e clique em "Autorizar".

Autenticação da requisição de exportação
O processo de autenticação acontece por meio da assinatura de um desafio com a chave privada equivalente à chave
pública previamente cadastrada. O processo segue a seguinte sequência.
Consulte a documentação anexa com os detalhes técnicas deste processo.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo